últimas

5/recent/últimas-posts

Ensino de História Local passa a fazer parte dos currículos de Educação Básica


A partir de agora, a história local fará parte do currículo escolar da Rede Pública Municipal de Educação. Isso porque o Conselho Municipal de Educação de Santo Antônio de Jesus aprovou o projeto, por unanimidade, em reunião plenária da última sexta-feira (20). O objetivo é oferecer ao aluno a possibilidade da compreensão do cotidiano do homem comum, registrado nos arquivos de família e de instituições, e também na memória de idosos.
Segundo o Presidente do Conselho Municipal de Educação, Prof. Alex Costa, que também é mestrando em História, a inclusão da história local nos currículos será um fator determinante para a preservação da memória local, seja através de fontes orais, seja através de documentos, fotografias e objetos que, muitas vezes, são descartados pelas famílias por não terem onde depositá-los ou pelo simples fato de desconhecer a sua importância."Esse estudo permitirá aos alunos a percepção dos costumes, das idéias, da mentalidade vigente num determinado espaço histórico-cultural, no caso, Santo Antonio de Jesus", explicou.
Segundo a Secretária de Educação, Norma Lúcia, esse foi um grande avanço para a educação municipal, pois promoverá um resgate cultural e permitirá aos alunos entenderem a realidade atual através da história. A secretária explicou ainda que a história local não constituirá uma disciplina isolada dentro da sala de aula. Ela será trabalhada transversalmente em todos os anos do ensino fundamental. "Para isso os professores receberão capacitação e material didático específicos para melhor desenvolverem o trabalho com a história local", informou.

Tayala Brito

Postar um comentário

0 Comentários