últimas

5/recent/últimas-posts

Operação Chuva em abril


Neste primeiro mês de “Operação Chuva”, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) recebeu 935 solicitações de emergência, o maior número referentes a ameaça de deslizamentos de terra, que somou 258, ameaça de desabamento de imóvel contabilizou 256 e deslizamentos de terra foram 211. O maior índice pluviométrico foi de 404,5 milímetros (mm), registrado no Aterro Centro, localizado no Centro Industrial de Aratu enquanto que o menor foi contabilizado na Base Naval com 264,0mm, a média climatologia no período era de 326,2mm.

A Codesal distribuiu ainda 28.882 metros de lonas que beneficiaram 337 áreas na capital baiana. No mesmo período o órgão realizou o cadastro de 120 famílias. Foram encaminhados à Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão (Setad).

Os cadastros estão sendo enviados para os órgãos competentes o quanto antes. O nosso objetivo é fazer com que a população tenha um atendimento mais rápido e ágil”, diz a chefe do setor social da Codesal, Maria Luiza Oliveira. De acordo com ela, a intenção é minimizar o sofrimento daqueles que estão em situação de vulnerabilidade social por causa da chuva. “Nossa equipe tem trabalhado da melhor forma possível para que essas pessoas se sintam também acolhidas”, acrescenta.

De acordo com o subsecretário da Codesal, Osny Bomfim, durante a “Operação chuva”, todos os órgãos do Sistema Municipal de Defesa Civil (SMDC) atuam de forma estratégica. “Para dar o quanto antes as respostas e tranquilizando todos os cidadãos soteropolitanos e para isso, não apenas a Codesal, mas todos os órgãos do SMDC estão atuando ininterruptamente”, pontua Bomfim.

Conforme ele, é importante ainda que a população entre em contato com o órgão o mais rápido possível, em caso de acidentes geológicos. “Ou mesmo na ameaça. Pedimos que liguem o quanto antes par que possamos atender de maneira bastante eficaz, acionando os outros órgãos do sistema”, diz Bomfim. A Codesal continua de plantão durante 24 horas através do número 1299 – ligação gratuita.

Com informações da Karina Baracho

Postar um comentário

0 Comentários