últimas

5/recent/últimas-posts

SAJ: Secretaria Municipal de Educação prioriza merenda escolar de qualidade

A alimentação escolar é um direito do estudante e tem como função a complementação da alimentação familiar, contribuindo no processo de aprendizado e desenvolvimento físico dos alunos.

Dessa forma, a Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação tem dado atenção especial ao assunto, adotando inclusive, desde 2006, a merenda escolar nutritiva e regionalizada, através do programa Muxima, referência para todo o país.

O programa consiste na inclusão de produtos ricos em ferro, iodo e vitamina A, na merenda escolar, comprados diretamente de produtores locais, o que incentiva ainda a economia rural do município.



O cardápio diário nas escolas municipais também é cuidadosamente elaborado por uma nutricionista da Secretaria de Educação, visando promover combinações sadias e atrativas para os alunos, focalizando os aspectos da anemia ferropriva, o controle da deficiência de Vitamina A e do iodo na alimentação de crianças.

Segundo uma das coordenadoras do setor de merenda, Leda Lemos, hoje, a merenda escola das escolas de Santo Antônio de Jesus, conta com 53 itens, incluindo alguns industrializados, como carne, frango, achocolatado, margarina, feijão e arroz, entre outros, que passam por inspeções periódicas após a distribuição.




"Nós realizamos inspeções periódicas nas escolas, a fim de fiscalizar a higienização e formas de armazenamento dos alimentos, além de prestar orientações quanto aos cuidados de conservação", explicou, informando que, desde ontem, 18 escolas da zona urbana já receberam a merenda, inclusive da Educação de Jovens e Adultos - EJA. "Hoje terminamos de distribuir os itens nas escolas da zona urbana, que são 24, e amanhã distribuiremos na Zona Rural. Porém, alguns itens, como o frango, já foram enviados para todas as unidades escolares", disse ela.



Produtos regionalizados

Banana da prata, banana da terra, batata doce, beiju com açúcar e coco, beterraba, cenoura, chuchu, coco seco, farinha de mandioca, laranja, melancia, quiabo, tapioca, tempero verde, tangerina, maracujá.


Produtos industrializados

Achocolatado, açúcar, arroz, batata do reino, biscoito doce, biscoito salgado, carne bovina (músculo e charque), cebola, colorífico, cravo, extrato de tomate, feijão, frango, goiabada, leite em pó, leite líquido integral, leite líquido semidesnatado, maçã, macarrão espaguete, margarina, massa de sopa, milho branco, óleo de soja, pão, polpa de frutas, proteína de soja, sal, tempero completo, tomate, vinagre, xerém de milho, café, aveia, fubá de milho, amido de milho.

Com informações de Tayala Brito

Postar um comentário

0 Comentários