últimas

5/recent/últimas-posts

VALORIZAÇÃO DA HISTÓRIA: Abertas inscrições para mais uma atividade em comemoração ao aniversário da cidade


Estão abertas até dia 17 de maio as inscrições para mais uma atividade que irá integrar as comemorações do aniversário de 131 anos de Santo Antônio de Jesus.

O minicurso “A IN-SERÇÃO DA HISTÓRIA LOCAL NOS CURRICULOS ESCOLARES” acontecerá entre os dias 27 e 28 de maio com o objetivo de oferecer subsídios teórico-metodológicos para professores do ensino fundamental e médio, das redes publica e particular de ensino, sobre como incluir o ensino de história local nos currículo, relacionando-o com os demais conteúdos estudados.

Segundo o diretor de ensino da Secretaria de Educação, tal necessidade é derivada do fato do ensino de história nos anos finais do ensino fundamental e durante todo o ensino médio se ocupar de temáticas gerais deixando de dar espaço para uma inter-relação com o contex-to local, onde o aluno vive.

“O conhecimento da história local dá ao aluno a oportunidade de interagir com a sociedade em que vive de modo construtivo e propositivo. Ele se forma como um verdadeiro cidadão e não mero acumulador de conteúdos que, muitas vezes, trata de realidades distantes.



Com a valorização da história local não se pretende desprezar os conte-údos tradicionais da história do Brasil e do restante do mundo, ao contrário, busca-se uma contextualização, uma inter-relação”, explicou.

O minicurso será conduzido por professores mestres e doutores em história, conhecedores da história de Santo Antônio de Jesus e buscará apresentar aos inscritos as interfaces entre as metodologias da história e o ensino de história local.

Durante o minicurso será lançado o livro “Uma cidade, várias histórias: santo Antônio de Jesus, séculos XIX e XX”. O livro foi es-crito por diversos professores santantonienses que pesquisaram aspectos da história e da cultura da cidade. Os artigos que compõem o livro são parte de suas pesquisas de mestrado ou doutorado e servirá como suporte de pesquisa para os professores.

Os interessados devem dirigir-se à recepção da Secretaria Municipal de Educação, com a Srª Vera, das 8 às 14h. As vagas são limitadas.

O quê: Minicurso: A inserção do Ensino de História Local nos currículos escolares

Quando: 27 e 28 de maio

Inscrições: até o dia 17 de maio na recepção da Secretaria Municipal de Educação, com a Srª Vera.

Público: Professores do ensino fundamental e médio das redes públicas municipal e estadual e da rede particular de ensino.

Com informações de Tayala Brito

Postar um comentário

0 Comentários