últimas

5/recent/últimas-posts

Aneel aprova reajuste de 6,57% nas tarifas da Coelba


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou, nesta terça-feira (17) que a Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba) reajuste as suas tarifas de energia em todo o Estado.
Com isso, a concessionária ampliará o valor das contas de luz de mais 5, 1 milhões de clientes em 6,57%. As novas tarifas já passarão a ser cobradas a partir do próximo domingo (22) e a variação será percebida na fatura do mês de maio.
Os consumidores atendidos na modalidade de baixa tensão, que representam 99% dos consumidores da empresa e incluem os clientes residenciais, terão um aumento médio de 6,15%. Já os consumidores industriais e comerciais de médio e grande portes, atendidos em alta tensão, terão reajuste de 7,36%, em média.
De acordo com a Coelba, o aumento da tarifa de luz está relacionada à elevação da geração de energia nova de origem térmica. Segundo a concessionária, os Encargos de Serviços do Sistema (ESS) e de Energia de Reserva (EER) tiveram elevação de 42,7% em relação a 2011. Estes encargos cobrem o custo de geração de energia, principalmente termelétrica, quando existem restrições no sistema de transmissão que atende a todo o país.
Além disso, a Coelba pontua que o custo com a compra de energia elétrica nos leilões variou 15,8%, em relação a 2011, sobretudo em função dos contratos decorrentes de leilões de energia nova com as térmicas a óleo, influenciando no reajuste das tarifas.
Reajuste - Ainda segundo a Coelba, para a definição do índice de reajuste são considerados os custos da empresa nos últimos 12 meses. Neste período, os encargos setoriais e tributos avaliados foram de 33%.
Já as despesas com a compra e transmissão de energia respondem por 38%. A concessionária, portanto, tem 29% restantes para cobrir os custos de operação, manutenção, administração do serviço e investimentos.
Postado Por News SAJ
Informações A TARDE Online.

Postar um comentário

0 Comentários