últimas

5/recent/últimas-posts

Professores grevistas promovem feira para arrecadar dinheiro na Praça da Piedade


Os professores da rede estadual promovem uma feira na manhã desta quinta-feira (3), na Praça da Piedade, em Salvador, para arrecadar dinheiro. Na ocasião, serão vendidas frutas e verduras. 

“É uma feira para arrecadar dinheiro em prol dos professores que tiveram os salários cortados”, diz Marilene dos Santos Betros, diretora de assuntos jurídicos do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Bahia (APLB). 

A Secretaria Estadual de Educação suspendeu o pagamento dos grevistas com base na decisão do desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Gesivaldo Britto, que classifica a greve como ilegal e determina o retorno imediato dos professores. 

O corte dos salários é considerado pelo sindicato um “ato de crueldade e fora da lei”. 

Em assembleia realizada na manhã desta quarta-feira (3), os docentes decidiram manter a greve, iniciada no dia 11 de abril, e ficou decidido que colocarão cruzes no gramado em frente à Assembleia Legislativa com nomes dos deputados que votaram a favor do governo no projeto de reajuste salarial da categoria. 

Professores estão acampados na Assembleia Legislativa desde o dia 18

Durante a reunião, os trabalhadores decidiram ainda ministrar aulas públicas diariamente na própria Assembleia Legislativa, onde um grupo de professores está acampado desde o dia 18 de abril. 

Salário sem gratificações
Os docentes não queriam que o Projeto de Lei 19.776/2012 fosse aprovado pelos deputados estaduais. O documento assegura o cumprimento do Piso Nacional da Educação para os professores de ensino médio e aumenta a remuneração destes professores para R$ 1.659,70 (40 horas semanais). 

Apesar do aumento, o projeto não é bem visto entre os professores porque torna a remuneração fixa, sem possibilidade de melhorar o salário com gratificações.

Postado Por News SAJ
Informações Correio

Postar um comentário

0 Comentários