últimas

5/recent/últimas-posts

Câmara abre Mês da Mulher com várias homenagens durante sessão especial em Santo Antônio de Jesus


A Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus realizou uma sessão especial na noite de ontem, quarta-feira (6), toda dedicada às mulheres. A solenidade contou com a presença de todos os 14 vereadores e mulheres de vários setores e ocupações. Cada um dos vereadores usou a tribuna para prestar suas homenagens, destacando a importância da mulher nos diversos segmentos da sociedade, como na política, família, sindicatos e movimentos sociais.
O plenário da Câmara estava lotado e a solenidade foi aberta pelo presidente da Casa, vereador Marcos Có. Em seu discurso, o presidente do Legislativo municipal destacou o avanço da mulher em diversas áreas. “A mulher tem avançado muito em seus direitos e conquistas. A mulher trabalha fora e quando chega em casa cuida dos filhos, do marido e ainda da casa. Isso é extraordinário. A cada dia, elas alcançam um espaço maior”, ressaltou.
 O promotor de Justiça, Valdemar Ferraz, recordou que o dia 8 de março registrou um lamentável fato da história mundial, já que lembra as mulheres que morreram numa fábrica em 1857 nos Estados Unidos, que lutavam por melhores condições de trabalho. “A sessão especial propõe-se a ser entendida como um espaço à reflexão e para ampliar a luta das mulheres por mais políticas públicas e por ampliação da sua inserção na nossa sociedade, já que foi através da luta que a data passou para o calendário mundial. Creio que ainda existe discriminação”, salientou.
 DELEGACIA DA MULHER - No discurso de abertura, a única vereadora da atual legislatura, Maria de Fátima Pereira Santos, solicitou a viabilidade de implantação de uma Delegacia de Assistência à Mulher (Deam) na cidade, tendo em vista a “Lei Maria da Penha”, marco referencial da luta pela não violência contra a mulher. “A cidade precisa de uma delegacia especializada no atendimento à mulher”, disse. Para a parlamentar, a cidade necessita de um local de apoio para mulheres vítimas de violência. “Um espaço pronto para atender e acolher mulheres vítimas de abuso doméstico e de agressão sexual ou qualquer outro tipo de violência”, justificou.

 O vereador Uberdan Cardoso completou afirmando que ‘na impossibilidade de atender tal propositura, que ao menos seja criada uma diretoria de defesa da mulher. “Em 2010 entregou requerimento ao governo do Estado solicitando a implantação de uma Deam no município. A resposta foi que para que uma Delegacia da Mulher seja implantada em Santo Antônio de Jesus, seria preciso, primeiro, estruturar melhor e aparelhar as que já existem em outras cidades”, lembrou.
 Luciene Pinto, secretária municipal de Administração, afirmou o compromisso do Executivo pela implantação de uma Deam em Santo Antônio de Jesus, o que será feito em parceria com o Legislativo. “Já estamos viabilizando a implantação de uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher em Santo Antônio e convido a vereadora Fátima, representando a Câmara Municipal, para fazer parte da equipe que se empenhará, junto ao governo, para a instalação da Deam na cidade”, garantiu.
 Os vereadores Marcos Muniz, Gilson Bastos e Chico de Dega também destacaram o papel da mulher na sociedade, como mães, esposas e trabalhadoras. Para eles, a homenagem se faz necessária devido à importância da mulher em todos os segmentos. Para os parlamentares, as mulheres vêm contribuindo consideravelmente no desenvolvimento e inclusão social das mais diversas áreas.
 Em Santo Antônio de Jesus, várias mulheres têm se destacado na vida pública e privada, na prestação de serviços e voluntariados, além de manifestar sua capacidade administrativa nas mais diversas áreas de atuação. As esposas dos vereadores também foram homenageadas por seus pares com buquê de flores, como rosas e orquídeas. Ao final da solenidade, os parlamentares distribuíram rosas para as mulheres que prestigiaram a sessão alusiva ao Dia Internacional da Mulher. O vice-prefeito Faustino Cunha representou o prefeito de Santo Antônio de Jesus, Humberto Soares Leite. (Ascom)

Postar um comentário

0 Comentários