últimas

5/recent/últimas-posts

Representantes dos filantrópicos saem otimistas da reunião com prefeito ACM Neto‏


Mesmo ainda enfrentando dificuldades por conta do passivo deixado pela  gestão  anterior – a dívida supera os R$40  milhões – representantes do setor filantrópico de saúde que prestam serviço à Prefeitura de Salvador, saíram otimistas do encontro com o prefeito  ACM Neto.Na reunião, uma solicitação do presidente da Federação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado da Bahia (FESFBA) Maurício Dias, o prefeito reafirmou seu propósito de continuar pagando no prazo as contas de 2013 e,também pagar os débitos de 2012, priorizando a  saúde, e em especial, as entidades filantrópicas.

O prefeito ACM Neto  condicionou a definição do cronograma de pagamentos dos  débitos de 2012 à avaliação do comportamento da arrecadação municipal no primeiro trimestre ( no final da primeira  quinzena de abril); também ao aumento de recursos do Ministério da Saúde com a recomposição do teto do SUS para média e alta complexidade(MAC ) e aumento do teto para Oncologia.A terceira via é o pacote de medidas que ele enviará  à Câmara Municipal, visando ao aumento da arrecadação.

NOVO MOMENTO

Os filantrópicos que  nos últimos sete anos sempre  conviveram com os atrasos da Prefeitura ,   estão  recebendo os pagamentos no prazo: o mês de janeiro foi pago na segunda quinzena de fevereiro e,fevereiro, na primeira quinzena de março, realidade que levou o presidente da FESFBA, Mauricio  Dias a afirmar que “vivemos  um novo momento em termos  de parceria, criando um cenário que nos deixa otimistas”.

A reunião contou com a presença do secretario municipal  da Saúde, José Antonio Rodrigues Alves, que destacou a  constante busca do diálogo com representantes do setor filantrópico. Ele destacou  que a atual gestão tem honrado os compromissos com os filantrópicos, realidade bem diferente da existente nos  últimos seis sete anos.

O presidente da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas ,Hospitais e entidades filantrópicas na área de saúde de Salvador, vereador Edvaldo Brito, disse que  “o barco  rema  com nova direção, aludindo à gestão de ACM Neto. Em seguida , definiu a credibilidade como o caminho  para a aprovação popular. Por isso  – destacou – é importante que o cronograma de pagamentos dos atrasados seja factível. O vereador concordou com a necessidade da revisão do teto do SUS para Salvador porque “é realmente muito baixo”.
Participaram da reunião  representantes das seguintes entidades filantrópicas: Hospital Martagão Gesteira, São Rafael, Fundação Jose Silveira, Hospital Humberto Castro Lima., Hospital Aristides Maltez, Hospital Sagrada Família, Instituto de Gestão e Humanização(IGH) ,Hospital Espanhol,  Pro –Saúde e Santa Casa  da Bahia(Hospital Santa Izabel).

News SAJ
FESFBA

Postar um comentário

0 Comentários