últimas

5/recent/últimas-posts

Alerta: 286 casos de Aids foram registrados no CTA de Santo Antônio de Jesus

O Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Assistência Especializada (CTA/SAE), que funciona dentro da Policlínica, em Santo Antônio de Jesus, registrou, somente no primeiro semestre, 286 casos de HIV/AIDS. Em entrevista à reportagem da Rádio Recôncavo FM, a coordenadora do Programa DST/AIDS, Oade Souza, ressaltou que o CTA/SAE, além de atender a população do município, oferece serviços para mais 25 cidades do recôncavo. Segundo Oade, dos casos citados acima, os testes foram feitos em pessoas acima de 13 anos de idade, “as maiores incidências de HIV foram em pessoas de 20 a 35 anos seguidos de 36 a 49 anos. Alguns casos também foram diagnosticados em pessoas a partir de 65 anos. Temos que ampliar o diagnóstico, pois essas pessoas também tem vida sexual ativa”, ressaltou.

A coordenadora informou ainda que na semana passada foi feita uma campanha para divulgação e ampliação do diagnóstico, “atendemos nessa campanha as comunidades do Cocão, Alto do Morro, Vila Bonfim e Boa Vista. Fizemos testes rápidos para Sífilis, HIV e Hepatites B e C. A previsão é que a campanha se estenda para mais zonas rurais, devido à boa aceitação da população”, garantiu.

Questionada sobre a procura da população para este tipo de serviço, Oade responde que o teste rápido é feito normalmente em gestantes, zonas rurais, onde o acesso é mais difícil ou em pessoas que são de outra localidade, que estão de passagem pelo município e precisam de diagnóstico rápido, “ficamos surpreendidos por estarmos em um período de chuva e a procura ter sido bastante grande. Uma nova campanha já está em divulgação, será dia 02 de setembro, no turno matutino, no CAPS AD testes para Sífilis, HIV e Hepatites B e C”, concluiu.  News SAJ/Vozdabahia

Postar um comentário

0 Comentários