últimas

5/recent/últimas-posts

Justiça do Trabalho lança hoje sistema de processos eletrônico


A partir de hoje os advogados que quiserem entrar com novo processo na Justiça do Trabalho, em todas as Varas do Trabalho da Capital, poderão contar com o sistema de Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT), que funciona pela internet no endereço www.trt5.jus.br.  A mudança tem como objetivo acabar com o uso do papel nas novas ações trabalhistas. São 25 tribunais do trabalho, incluindo o TST, operando com o sistema, que vai gerar, de acordo com cálculos de especialistas, uma economia de pelo menos 50 mil processos em papel nas estantes e mesas do Fórum de Salvador.

De janeiro a dezembro de 2012, a 1ª instância da capital recebeu mais de 48 mil ações trabalhistas. Uma vez que cada processo tem em média 200 páginas, com o PJe-JT economiza-se cerca de 9,6 milhões de folhas de papel, ou cerca de 133 árvores (uma árvore produz mais ou menos 71.745 mil folhas de papel). “Com menos processos em papel, as varas ganharão mais espaço e as necessidades de transporte também acabam.

O TRT da Bahia está em primeiro lugar nacional por sua gestão estratégica, que significa fazer mais com menos. Isso é também uma característica do PJe: gerar mais benefícios à sociedade, diminuindo o tempo de tramitação do processo, que é o grande gargalo da Justiça”, explica a desembargadora Dalila Andrade. 

Com o novo sistema, no ato de dar entrada em uma ação trabalhista as partes já ficam sabendo o dia e o horário da audiência,  sem existir a necessidade de deslocamentos para a reunião de documentos que depois de digitalizados serão enviados à próxima etapa do processo, pelo próprio PJe.

Com o sistema, elimina-se o risco de extravio ou rasura de alguma peça do processo. “O sistema eletrônico para o acesso da Justiça trás benefícios além dos mais notórios. O meio ambiente é agraciado - pois se extingue tanto o papel quanto eventual gasolina gasta para se deslocar até o Fórum - os clientes tem mais segurança sobre os andamentos, e o advogado tem mais conforto e agilidade. É a tecnologia a serviço da Justiça”, ressalta o advogado Ítalo Rosendo. 

O projeto de instalação do PJe nas varas da capital foi precedido de meses de preparação dos magistrados e servidores, além da aquisição de diversos equipamentos e investimentos em redes e toda a área tecnológica. Um cronograma de instalação prevê treinamentos para magistrados e servidores e a preparação dos advogados para o peticionamento com a operação supervisionada por técnicos e servidores experientes, ação prevista para a primeira semana de utilização do sistema, quando ocorre a adaptação.

A instalação em bloco considerou o fato de a maior parte do treinamento das varas ter sido programado para ocorrer até  julho. A perspectiva de uma implantação conjunta garante uma distribuição homogênea dos processos que venham a ser ajuizados no novo sistema, além de permitir um melhor gerenciamento da transição. News SAJ/Correio

Postar um comentário

0 Comentários