últimas

5/recent/últimas-posts

Mutirão de Catarata SUS em Santo Antônio de Jesus a partir do dia 24 de novembro.


 Está agendada para o dia 24 a abertura do Mutirão de Cirurgias de Catarata na cidade de Santo Antônio de Jesus. Com uma população de aproximadamente 30 mil pessoas, a etapa do Programa Saúde em Movimento, prevê a participação de pacientes oriundos de 13 cidades situadas na macro-região do Recôncavo baiano. Com o encerramento da ação agendado para o dia 30 de novembro, o Saúde em Movimento é promovido pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), com execução da equipe de profissionais do DayHORC – Hospital de Olhos Ruy Cunha. 
O objetivo do programa é promover a saúde ocular da população cuidando especialmente das pessoas acima de 60 anos, a partir da realização de cirurgias de catarata pelo SUS. Podem participar pessoas inscritas no programa Olhar Brasil, alunos matriculados no TOPA (Todos pela Alfabetização) e os alunos do ensino fundamental das escolas vinculadas ao programa Saúde na Escola, na faixa etária de 07 a 14 anos. Para esse público, a meta é disponibilizar consultas oftalmológicas para 100% dos alunos previamente triados pelas escolas.
No Recôncavo, além de Santo Antônio de Jesus, participam desta etapa do Programa Saúde em Movimento as seguintes cidades: Aratuípe, Castro Alves, Conceição de Almeida, Dom Macedo Costa, Jaguaripe, Muniz Ferreira, Nazaré, Presidente Tancredo Neves, Salinas da Margarida, Santa Margarida, São Felipe e Varzedo. Nos atendimentos, os pacientes passam por consulta ambulatorial e exames e, se for diagnosticada a catarata, são submetidos à cirurgia. O diferencial da ação é o deslocamento de equipamentos e profissionais para atender a população de diversas regiões do Estado, onde existem vazios assistenciais ou onde a oferta do serviço é precária.
O DayHORC prevê a realização do programa Saúde em Movimento nas cidades de Valença e Itapetinga dando continuidade ao projeto no estado da Bahia.  News SAJ/Jack Simões 

Postar um comentário

0 Comentários