últimas

5/recent/últimas-posts

SESC Santo Antônio de Jesus promove mais uma apresentação do Sonora Brasil 2013

No dia 10 de novembro, o SESC recebe o 4º Circuito do Sonora Brasil 2013 com a apresentação do grupo Samba de Cacete da Vacaria, formado por tocadores e cantadeiras que vivem na zona rural da cidade de Cametá, no Pará. O evento é gratuito e acontece às 19h, no Foyer do Teatro SESC Santo Antônio de Jesus.
O grupo Samba de Cacete da Vacaria é formado por pessoas que participam de atividades sociais nos povoados negros da Amazônia, onde se pratica o samba de cacete. Uma das situações relacionadas ao samba é “o convidado”, movimento de solidariedade e união de forças: da limpeza do terreno ao plantio. O samba de cacete é tocado no intuito de animar o grupo para que o trabalho seja feito com eficiência e rapidez. Seus cânticos são acompanhados por dois “tambouros” e um percursionista que toca os cacetes.
Sonora Brasil – Formação de Ouvintes Musicais desenvolve programações identificadas com a história da música no Brasil. Em sua 16ª edição, o Sonora circula com o tema “Tambores e Batuques”, pelos estados das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Serão apresentadas manifestações da tradição oral presentes em comunidades quilombolas, que têm o tambor como um elemento fundamental e, em alguns casos, sagrado.
Durante o ano, o SESC Santo Antônio de Jesus realizou quatro circuitos do Sonora Brasil, com os grupos Raízes do Samba de Tócos, da Bahia, Samba de Cacete da Vacaria, do Pará,Alabê Ôni, do Rio Grande do Sul e Raízes do Bolão, do Amapá.

Postar um comentário

0 Comentários