últimas

5/recent/últimas-posts

Jovem Embaixador que representará a Bahia nos EUA é de Dom Macêdo Costa

Ansioso, feliz, apreensivo. É assim como se define o estudante Rodrigo Gomes dos Santos, 17 anos, morador de Dom Macedo Costa, cidade do Recôncavo baiano, a menos de oito dias para embarcar na viagem de seus sonhos. Ele foi um dos 37 selecionados na edição 2014 do Programa Jovens Embaixadores, que a cada ano seleciona estudantes de todo o país para uma missão diplomática nos Estados Unidos.
 O processo seletivo é rigoroso. A seleção se iniciou em agosto do ano passado. Os candidatos passam por dois formulários online e depois, se aprovados, são convidados para realizar um exame escrito. Após essa etapa, existe um teste oral em que eles respondem alguns questionamentos e conversam com um grupo de coordenadores, exercitando e demonstrando domínio do inglês. Se aprovado, o candidato recebe uma visita em casa, para confirmar os dados. Nessa ultima seleção, oito finalistas baianos foram escolhidos e encaminhados à Brasília para a disputa em âmbito nacional, apenas dois baianos foram escolhidos. Rodrigo, que está concluindo o Ensino Médio no Instituto Federal Baiano de Santa Inês, é o único representante do interior da Bahia. A outra selecionada no estado foi a soteropolitana Débora Queiroz. 
 O estudante relembra a emoção do momento em que viu seu nome na lista de selecionados. “Vou sempre lembrar o momento em que vi o resultado. Eu estava aguardando, no colégio onde estudo, com meu amigo, Júnior. A Embaixadora dos EUA no Brasil, Liliana Ayalde, estava anunciando o programa em uma rádio pela internet. Depois disso foi desespero para descobrir onde o resultado tinha sido divulgado. Ainda nem tinha visto a lista, quando os outros concorrentes da Bahia já estavam me mandando ‘Parabéns Rodrigo e Débora’. Eu só conseguia chorar e abraçar o meu amigo. A felicidade de saber que eu consegui realizar um sonho que há dois anos era visivelmente impossível pra mim, foi fantástica”.
 Possuir um excelente desempenho escolar, ter um perfil de liderança, ser comunicativo e estar engajado em atividades voluntárias são alguns dos muitos requisitos exigidos a um jovem embaixador. “Eu creio que eles selecionam os candidatos que mais se encaixam no perfil solicitado pelo programa. O fato de eu vir de família humilde e ter aprendido o inglês sem um curso convencional pode ter ajudado na escolha”, declarou Rodrigo.
 A programação dos Jovens Embaixadores nos Estados Unidos é intensa. Na próxima sexta-feira (10) eles partem para Miami e de lá, no mesmo dia, viajam para Washington D.C., onde ficam até dia 15. Neste dia eles se separam em quatro grupos e vão para estados diferentes. Rodrigo irá para Bozeman, no estado de Montana, onde ficará em casas de famílias americanas. Dia 27 eles voltam para D.C. e no dia 2 de fevereiro retornam ao Brasil.
 O Jovem Embaixador baiano diz que pretende mostrar que o Brasil é muito mais do que futebol e que representará muito bem o seu estado. "Representar a Bahia é fantástico, um estado tão diverso culturalmente. E ser o primeiro jovem embaixador do interior da Bahia me deixa ainda mais orgulhoso, pois vou poder mostrar os quatro cantos deste estado lá fora. Exibindo as belezas naturais e culturais que nós temos”, disse o estudante.
 Por Uilson Campos
News SAJ/Blog do Valente

Postar um comentário

0 Comentários