últimas

5/recent/últimas-posts

Mau tempo: Três mortos e 500 feridos em forte nevão no Japão

Mais de 740 voos foram cancelados, depois de a agência de meteorologia ter emitido um aviso de forte tempestade para a capital, e mais de 40 mil agregados familiares ficaram sem eletricidade.

Três mortos e 500 feridos em forte nevão no Japão

A neve já ultrapassou os 20 centímetros em Tóquio, pela primeira vez desde 1994, segundo a agência de notícias e relatórios meteorológicos hoje divulgados.

Duas mulheres, de 88 e 90 anos, morreram hoje quando se dirigiam para a sua casa de repouso em Ishikawa, região central do Japão, num acidente de carro, que, segundo a polícia, terá sido provocado pelo deslize do automóvel, devido ao gelo acumulado na estrada.
Um homem também morreu em Nagano, quando um comboio embateu contra o seu veículo na passagem do caminho-de-ferro, depois de o seu automóvel ter deslizado devido às condições meteorológicas, um acidente a que se juntam outros 3.200, em todo o país pelas mesmas razões.

De acordo com a emissora pública NHK, pelo menos 494 pessoas já ficaram feridas em acidentes causados pela neve em todo o país.

A agência meteorológica estima que a queda de neve se prolongue durante a noite de hoje e a manhã de domingo em Tóquio e já emitiu um alerta de forte nevão para a capital, o primeiro aviso para a cidade em 13 anos, apelando aos moradores para não sair de casa, a não ser em caso de necessidade.

Além disso, a agência alertou ainda para ventos fortes e ondas altas no leste do Japão, para onde se dirige rapidamente uma frente de baixa pressão.

As companhias aéreas japonesas já cancelaram hoje 742 voos japoneses devido ao forte nevão, divulgou a NHK, prevendo mais mais cancelamentos para domingo.

Os aeroportos das cidades ocidentais de Hiroshima e Kagawa estiveram temporariamente fechados para a remoção de neve das pistas.

As televisões mostraram ainda imagens de centenas de passageiros em fila no aeroporto de Haneda, para o reembolso ou uma mudança de voos, com as placas das partidas a indicar muitos cancelamentos.

Operadores ferroviários suspenderam temporariamente os serviços de Shinkansen, oeste do Japão, afetando mais de 100 mil passageiros, segundo noticiou a imprensa, e 43.800 habitações ficaram sem eletricidade em muitas áreas do Japão central e oriental.
Em Tóquio, várias universidades adiaram também o arranque dos exames de admissão para o novo ano letivo.

Postar um comentário

0 Comentários