últimas

5/recent/últimas-posts

HRSAJ promove palestra de conscientização para colaboradores no Outubro Rosa


“A luta contra o câncer de mama é um movimento social e envolve toda a família no processo de cura. Neste sentido a conscientização deve ser universal”, afirma Dr. Luciano Ramos, médico mastologista, em palestra realizada na manhã desta terça-feira (25), para os colaboradores do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus.
 A ação tem como proposta o combate e prevenção ao câncer de mama, em campanha desenvolvida pela Comissão de Humanização na unidade hospitalar.  “São medidas simples que promovem o diagnóstico da doença no seu início, propiciando altos índices de cura”, garante. 
O palestrante ainda citou que o câncer de mama é uma doença comum, como hipertensão, diabetes e infarto e que precisa de atitudes preventivas, como aprender a fazer o autoexame, a passar anualmente no ginecologista, ou no mastologista, para mulheres acima dos 35 anos de idade, além de fazer exames clínicos e realizar a mamografia, obrigatoriamente, uma vez por ano. 
Além das palestras realizadas em dias e horários diferenciados para disseminar maior a informação entre os colaboradores, também foram promovidos diálogos na sala de espera para os pacientes, distribuição de fitinhas e panfletos com a ideia: ‘Não tenha medo de se tocar. Não tenha medo de se cuidar’, em alusão ao Outubro Rosa. 
Nesta quarta-feira, 26, a palestra será direcionada para a prevenção do câncer de mama através do autoexame, com o oncologista clínico, Dr. João Cláudio Neiva. Para a colaboradora, Eliana Rocha, 47 anos, a palestra foi esclarecedora e motivacional. 
“A partir de atividades educativas podemos disseminar a informação para parentes, pacientes, amigos e familiares. Assim vamos prevenir e diminuir a quantidade de casos”, diz a técnica de enfermagem. Avana cavalcante - ASCOM/HRSAJ

Postar um comentário

0 Comentários